C5. 2ª via de Carteira Profissional de Médico - CPM
Trata-se da solicitação de emissão da 2ª via da Carteira Profissional de Médico
Última atualização em 30/05/25
O que é
A Carteira Profissional de Médico é o documento expedido quando o médico solicita sua primeira inscrição em um Conselho Regional de Medicina.
Ela é de uso exclusivo pelos Conselhos para anotações de transferência de inscrição, inscrição secundária, averbações, especialidades, entre outros registros.
A quem se aplica
A emissão da 2ª via da Carteira Profissional deve ser solicitada junto ao CRM onde o médico possui inscrição principal ativa, quando houver perda, roubo ou extravio da Carteira original.
OBSERVAÇÃO:
No caso de médico recém-formado/recém inscrito, não há a necessidade de realizar a solicitação, pois a Carteira Profissional já será emitida como parte integrante dos documentos fornecidos pelo CREMEC quando de sua inscrição.
ATENÇÃO: antes de solicitar a 2ª via da Carteira Profissional, certifique-se de que a original não está no CREMEC em decorrência de registros anteriores.
Quanto tempo leva?
A 2ª via da CPM, após concluída a solicitação, estará disponível para retirada na sede em Fortaleza/CE em até 30 dias.
OBSERVAÇÃO:
Caso a solicitação tenha sido realizada em uma de nossas seccionais, o prazo poderá exceder os 30 dias.
Considerando que o documento pronto é enviado sempre à sede, para posteriormente ser remetido à seccional, conforme rotina de envio de documentos.
Etapas para realização do serviço
Requerendo a 2ª via Carteira Profissional (livreto verde):
A solicitação poderá ser requerida através do Portal de Serviços:
- Acesse o Portal de Serviços - CRM Virtual
- Escolha a opção: CARTEIRA PROFISSIONAL MÉDICA;
- Anexar, no Portal, o Boletim de Ocorrência, informando a perda/roubo ou extravio da Carteira Profissional original;
Após o envio da solicitação, será gerada a taxa de emissão da nova Carteira Profissional.
Obs.: Após a confirmação do pagamento da taxa:
Se a Biometria estiver no padrão exigido para a emissão do documento, a solicitação será aprovada sem a necessidade de que o médico compareça ao CREMEC.
Contudo, se a BIOMETRIA não estiver no padrão, o médico será comunicado sobre a necessidade de comparecer para atualizá-la, portando a documentação a seguir:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- RG ou CNH atualizados - original e cópia;
- Título de Eleitor atualizado (Emita aqui a certidão do TSE).
OBSERVAÇÃO:
- Em caso de solicitações realizadas por meio do Portal de Serviços, o médico pode acompanhar o andamento pelo próprio Portal, inclusive para sanar as pendências que eventualmente forem apontadas.
- Caso deseje, a solicitação poderá ser realizada unicamente de forma presencial, apresentando os documentos acima (Boletim de Ocorrência, Documento de Identificação e Título de Eleitor).
Horário de atendimento
Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
E-mail: secretaria@cremec.org.br