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Serviços aos Médicos

C6. Emissão de Cédula de Identidade Médica - CIM

Trata-se da solicitação de emissão ou reemissão da Cédula de Identidade Médica - CIM

Última atualização em 28/05/25

O que é

A CIM é a identidade, o documento nacional de identificação do médico no Brasil.

Confeccionada de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI).

A CIM é um cartão inteligente (smartcard) que possibilitará também ao médico inserir sua Certificação Digital.

A quem se aplica?

Aplica-se aos seguintes casos:

  • O médico já emitiu anteriormente a CIM, mas ocorreu a perda/roubo ou extravio de seu documento original.
  • O médico veterano que deseja realizar a primeira solicitação de CRM Digital. 

OBSERVAÇÃO: 

No caso de médico recém-formado/recém-inscrito, não há a necessidade de realizar a solicitação, pois a CIM já será emitido como parte integrante dos documentos fornecidos pelo CREMEC quando de sua inscrição.

Suporte ao Serviço

Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:

Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700

E-mail: secretaria@cremec.org.br


Horário de Atendimento

Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na sede ou nas Seccionais deve ser agendado através do link: https://cremec.eagenda.com.br/



Quanto tempo leva?

A CIM, após concluída a solicitação, estará disponível para retirada na sede em Fortaleza/CE em até 30 dias.

OBSERVAÇÃO:

Caso a solicitação tenha sido realizada em uma de nossas seccionais, o prazo poderá exceder os 30 dias.

Considerando que o documento pronto é enviado sempre à sede, para posteriormente ser remetido à seccional, conforme rotina de envio de documentos.

Etapas para realização do serviço

Requerendo a emissão da Cédula de Identidade

A solicitação poderá ser requerida através do Portal de Serviços:

Acesse o Portal de Serviços - Escolha a opção CÉDULA DE IDENTIDADE MÉDICA.

Documentos exigidos:

  • Primeira solicitação (Médicos veteranos): original e cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TSE) e comprovante de pagamento da taxa de expedição.

O médico tem a opção de iniciar o atendimento pelo Portal de Serviços e gerar a taxa para pagamento. Contudo, se a biometria estiver desatualizada, a conclusão só ocorrerá quando comparecer presencialmente para a coleta de nova biometria.

  • 2ª via da CIM: RG ou CNH e Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TSE), Boletim de Ocorrência informando perda/roubo ou extravio do CRM Digital original e comprovante de pagamento da taxa de expedição.

OBSERVAÇÃO:

O CREMEC irá analisar o padrão da biometria e, se for o caso, solicitará que o médico compareça para atualização. Caso a Biometria já esteja no padrão adequado para a emissão do documento, a solicitação será aprovada sem a necessidade de comparecimento do médico ao CREMEC.

  • Em caso de solicitações realizadas através do Portal de Serviços, o médico pode acompanhar o andamento pelo próprio Portal, inclusive para sanar as pendências que eventualmente forem apontadas.
  • Caso deseje, a solicitação poderá ser realizada unicamente de forma presencial, apresentando os documentos acima (Boletim de Ocorrência, Documento de Identificação e Título de Eleitor).

Agende aqui seu atendimento!