C6. Emissão de Cédula de Identidade Médica - CIM
Trata-se da solicitação de emissão ou reemissão da Cédula de Identidade Médica - CIM
Última atualização em 28/05/25
O que é
A CIM é a identidade, o documento nacional de identificação do médico no Brasil.
Confeccionada de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI).
A CIM é um cartão inteligente (smartcard) que possibilitará também ao médico inserir sua Certificação Digital.
A quem se aplica?
Aplica-se aos seguintes casos:
- O médico já emitiu anteriormente a CIM, mas ocorreu a perda/roubo ou extravio de seu documento original.
- O médico veterano que deseja realizar a primeira solicitação de CRM Digital.
OBSERVAÇÃO:
No caso de médico recém-formado/recém-inscrito, não há a necessidade de realizar a solicitação, pois a CIM já será emitido como parte integrante dos documentos fornecidos pelo CREMEC quando de sua inscrição.
Suporte ao Serviço
Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:
Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700
E-mail: secretaria@cremec.org.br
Horário de Atendimento
Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na sede ou nas Seccionais deve ser agendado através do link: https://cremec.eagenda.com.br/
Quanto tempo leva?
A CIM, após concluída a solicitação, estará disponível para retirada na sede em Fortaleza/CE em até 30 dias.
OBSERVAÇÃO:
Caso a solicitação tenha sido realizada em uma de nossas seccionais, o prazo poderá exceder os 30 dias.
Considerando que o documento pronto é enviado sempre à sede, para posteriormente ser remetido à seccional, conforme rotina de envio de documentos.
Etapas para realização do serviço
Requerendo a emissão da Cédula de Identidade
A solicitação poderá ser requerida através do Portal de Serviços:
Acesse o Portal de Serviços - Escolha a opção CÉDULA DE IDENTIDADE MÉDICA.
Documentos exigidos:
- Primeira solicitação (Médicos veteranos): original e cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TSE) e comprovante de pagamento da taxa de expedição.
O médico tem a opção de iniciar o atendimento pelo Portal de Serviços e gerar a taxa para pagamento. Contudo, se a biometria estiver desatualizada, a conclusão só ocorrerá quando comparecer presencialmente para a coleta de nova biometria.
- 2ª via da CIM: RG ou CNH e Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TSE), Boletim de Ocorrência informando perda/roubo ou extravio do CRM Digital original e comprovante de pagamento da taxa de expedição.
OBSERVAÇÃO:
O CREMEC irá analisar o padrão da biometria e, se for o caso, solicitará que o médico compareça para atualização. Caso a Biometria já esteja no padrão adequado para a emissão do documento, a solicitação será aprovada sem a necessidade de comparecimento do médico ao CREMEC.
- Em caso de solicitações realizadas através do Portal de Serviços, o médico pode acompanhar o andamento pelo próprio Portal, inclusive para sanar as pendências que eventualmente forem apontadas.
- Caso deseje, a solicitação poderá ser realizada unicamente de forma presencial, apresentando os documentos acima (Boletim de Ocorrência, Documento de Identificação e Título de Eleitor).