Início > Serviços > C7. Certificado Digital em nuvem (Padrão ICP-Brasil)

Serviços aos Médicos

C7. Certificado Digital em nuvem (Padrão ICP-Brasil)

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital em nuvem A3 (padrão ICP-BRASIL), tendo como Autoridade de Registro (AR) o CRM-UF/CFM e emitido pela Autoridade Certificadora (AC) a VALID Certificadora, normatizado pela Resolução CFM n.º 2.296/2021. Oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que permite a identificação eletrônica de pessoas.

Última atualização em 28/05/25

O que é ?

Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.

  • Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM e CRMs) passaram a oferecer gratuitamente o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil, facilitando o uso da assinatura eletrônica em prontuários, receitas e outros documentos.

Com isso, os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado.

A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas pode ser usada também no atendimento presencial.


Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  1. O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  2. O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  3. Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

O que preciso para obter o Certificado Digital?

O médico deverá Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços on-line do CRM) e atender aos requisitos abaixo:

  1. Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  2. Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato (cartão com chip);
  3. Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
  4. Dados biométricos compatíveis.

ATENÇÃO:

  • O nome do médico no CREMEC deve estar atualizado conforme consta no cadastro da Receita Federal.

Caso tenha havido atualização do nome na Receita Federal, o médico deverá, primeiramente, solicitar a sua atualização no CREMEC (Veja como);

Caso tenha atualizado somente no CREMEC, deverá primeiramente procurar a Receita Federal para atualização.

_________________________________________________________________________________________________________________________

  • O médico que ainda possui sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverá procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (cartão policarbonato com chip e digital).

Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, deverá solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.

_________________________________________________________________________________________________________________________

  • Caso os dados biométricos armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.
  • O médico também poderá iniciar e finalizar a solicitação diretamente no CREMEC. Para isso, deverá agendar seu atendimento e comparecer, portando seu documento de identificação, preferencialmente CNH.

Etapas para a realização deste serviço

Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM

Acesse o CRM VIRTUAL

Se já for CADASTRADO:

  1. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  2. Informe a UF;
  3. Coloque a senha;

Se for seu PRIMEIRO ACESSO:

  1. Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
  2. Digite seu CPF
  3. Digite o primeiro nome de sua mãe
  4. Selecione "não sou um robô"
  5. Clique em enviar
  6. O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao CRM.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Para evitar a recusa de sua solicitação, certifique-se que o documento anexado corresponde ao seu documento de identificação e que esteja em bom estado de nitidez;
  • Caso anexe a CNH a partir de seu documento físico, retire-a do plástico e digitalize ela aberta, contendo o documento completo;
  • Caso anexe a CNH Digital, deverá ser encaminhada a versão PDF do documento, contendo o QR CODE para validação. Esta versão pode ser obtida no próprio aplicativo da CNH Digital;
  • Em caso de ser anexado o RG, deverão ser enviados a frente e o verso do documento.
Solicitando o seu Certificado Digital - ICP-Brasil

1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.

2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.

3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.

4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.

Horário de atendimento

Portal de Serviços: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento na sede (Fortaleza/CE), na seccional do Cariri (Juazeiro do Norte/CE) e na seccional da Zona Norte (Sobral/CE): de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na sede ou nas seccionais deve ser agendado por meio do link: https://cremec.eagenda.com.br/

Quanto tempo leva?

  • Após a solicitação do Certificado Digital, o médico deverá aguardar a análise de seu pedido, que tem prazo aproximado de 15 dias para conclusão, podendo variar de acordo com a demanda do Setor de Registro de Pessoa Física;
  • Após análise e aprovação, o médico receberá um e-mail para validação do Certificado. Fique atento a caixa de spam de seu e-mail, pois a aprovação pode estar lá;
  • Caso a solicitação seja recusada, o médico será informado, através de e-mail, podendo então realizar nova solicitação a qual retornará para a fila de análise, portanto atenção ao anexar o documento de identificação;

O médico poderá acompanhar o deferimento/indeferimento da solicitação através do Portal de Serviços.

Suporte e dúvidas

Em caso de dúvidas relacionadas à solicitação acima, entre em contato com o Setor de Atendimento por meio dos canais abaixo:

Telefone e WhatsApp: (85) 3198.3700

E-mail: secretaria@cremec.org.br


Após instalado o Certificado, em caso de dúvidas relacionadas a dificuldades técnicas e uso do Certificado, entre em contato com o suporte Valid:

Atendimento Telefônico:

São Paulo, Capitais e Regiões Metropolitanas: (11)3004-3454

Demais localidades: 0800 725 4565

ESCOLHER A OPÇÃO 4, CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA O PROJETO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL DO CFM.


Atendimento via chat (opção "Chat ao Vivo") - Site: https://www.validcertificadora.com.br/