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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no BRASIL)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO BRASIL junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 13/05/24

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico recém-formado poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
Preencher o formulário de Requerimento Único
  1. Acesse a pré-inscrição médica on line;
  2. Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
  3. Entre em contato com o Setor Financeiro, através do e-mail financeiro@cremec.org.br, para emissão das taxas;
  4. Realize o agendamento do atendimento para coleta de Biometria e apresentação dos documentos;
  5. Compareça ao CREMEC no dia e horário agendados, portando a documentação necessária.


Observação: recomendamos que a coleta da Biometria seja realizada de forma antecipada à apresentação dos documentos para finalização da inscrição.

Comparecer à sede ou à Delegacia Regional com os documentos exigidos

Documentos necessários:


  • Para brasileiros e estrangeiros:

- Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;

- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal (Acesse aqui);

- Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;

- Cópia e original do Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC ou declaração/certidão de colação de grau original emitida pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 120 dias para apresentação do diploma;

- 01 foto 3×4.

 

  • Para brasileiros, acrescentar:

- Cópia e original de documento de identificação com foto, preferencialmente RG. Em caso de apresentação da CNH, portar outro documento que contenha a informação da naturalidade;

- Cópia do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;

- Declaração de quitação do serviço militar original (apenas para sexo masculino) para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;

- Certidão de quitação eleitoral emitida através do site do TRE (Acesse aqui).

 

  • Para estrangeiros, acrescentar:

- Original e cópia do documento de identificação expedido pela Polícia Federal do Brasil.


  • O documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e que possua foto que identifique plenamente o titular;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários.


Suporte ao Serviço

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:

  • Setor de Atendimento, através do e-mail: secretaria@cremec.org.br.

Telefones: (85) 3198.3714 ou 3198.3720








Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/



Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação do número de registro no CREMEC é de 02 (dois) dias úteis, portanto recomendamos que nenhum compromisso profissional seja assumido antes desse prazo;
  • O prazo médio previsto para liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de 30 (trinta) dias na Sede (Fortaleza/CE), podendo ser excedido conforme a demanda;
  • A liberação da CPM - Carteira Profissional Médica e do Diploma fica condicionada à participação do médico na Solenidade e à apresentação do Diploma versão física ou digital para registro (neste último caso, para os médicos que se inscreveram apresentando a Declaração de Colação de Grau);


OBSERVAÇÃO:

A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir no prazo para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CREMEC.

Alertas e Observações

  • Caso o requerente ainda não tenha recebido o seu Diploma, poderá apresentar Declaração/Certidão de colação de grau original emitida pela faculdade. Nesse caso, terá um prazo de 120 dias, após a solicitação de inscrição, para apresentar o diploma original, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013;
  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações até a entrega definitiva realizada após a participação do médico em Solenidade;
  • Caso tenha PLASTIFICADO o seu DIPLOMA, deverá solicitar a emissão de 2ª via junto à Universidade. Nesse caso, a solicitação de inscrição poderá ser indeferida ou poderão ser realizadas outras diligências necessárias à confirmação da colação de grau, podendo interferir no prazo para emissão do número de registro;
  • O registro do Diploma e a confecção do CRM Digital e da Carteira Profissional de Médico são realizados na Sede (Fortaleza/CE). Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem. Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.