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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 24/11/23

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico formado no exterior que obteve a revalidação de seu Diploma estrangeiro poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
PREENCHER O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ÚNICO
  1. Acesse a pré-inscrição médica on line;
  2. Preencha o formulário eletrônico de inscrição;
  3. Entre em contato com o Setor Financeiro, através do e-mail financeiro@cremec.org.br, para emissão das taxas;
  4. Realize o agendamento do atendimento para coleta de Biometria e apresentação dos documentos;
  5. Compareça ao CREMEC no dia e horário agendado, portando a documentação necessária.


  • Observação: recomendamos que a coleta da Biometria seja realizada de forma antecipada à apresentação dos documentos para finalização da inscrição.
COMPARECER À SEDE OU À DELEGACIA REGIONAL COM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS

Documentos necessários:

  • Para brasileiros e estrangeiros:

- Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;

- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;

- Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;

- Cópia e original do Diploma de conclusão do curso de Medicina, devidamente registrado no MEC ou declaração/certidão de colação de grau original emitida pelas instituições formadoras de médicos oficiais ou reconhecidas pelo MEC. Em caso de apresentação de declaração ou certidão de colação de grau o médico tem 180 dias para apresentação do diploma;

- Duas fotos 3×4.



  • Para brasileiros, acrescentar:

- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português), exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido. Essa certificação consiste na apresentação do selo do consulado brasileiro no verso do Diploma ou apresentação da Apostila de Haia;

- Cópia e original de documento de identificação com foto, preferencialmente RG. Em caso de apresentação da CNH, portar outro documento que contenha a informação da naturalidade;

- Cópia do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;

- Declaração de quitação do serviço militar original (apenas para sexo masculino) para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;

- Certidão de quitação eleitoral emitida pelo TRE.


  • Para estrangeiros, acrescentar:

- Original e cópia do documento de identificação expedido pela Polícia Federal do Brasil;

- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português).


  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Atendimento através do e-mail secretaria@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3714 ou (85) 3198.3720 (08h às 18h).


Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de até 45 (quarenta e cinco) dias. O prazo prolongado deve-se ao fato de que é necessária a confirmação da revalidação do Diploma junto à Universidade brasileira, bem como a confirmação da colação de grau junto à Universidade estrangeira;
  • O prazo médio previsto para liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de 30 (trinta) dias na Sede (Fortaleza/CE), contados a partir da disponibilização do número de inscrição;
  • A liberação da CPM - Carteira Profissional Médica e do Diploma fica condicionada à participação do médico na Solenidade;
  • Obs.: A inscrição somente será aprovada após a confirmação da conclusão do curso, diretamente com a Faculdade ou Universidade, o que poderá interferir diretamente na data para liberação do número de CRM e a confecção dos documentos, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CREMEC.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE)De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE)De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE)De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/


Alertas e Observações

  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações até a entrega definitiva realizada após a participação do médico em Solenidade;
  • O registro do Diploma e a confecção do CRM Digital e da Carteira Profissional de Médico são realizados na Sede (Fortaleza/CE). Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem. Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.