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Serviços aos Médicos

Efetuar Primeira Inscrição (formado no EXTERIOR)

Trata-se do primeiro registro do médico FORMADO NO EXTERIOR junto ao Conselho Regional de Medicina.

Última atualização em 08/11/24

O que é ?

  • Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Etapas para a realização deste serviço

Requerendo sua inscrição

  • O médico formado no exterior que obteve a revalidação de seu Diploma estrangeiro poderá requerer sua inscrição seguindo os seguintes passos:
PREENCHER O FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO ÚNICO
  1. Acesse - CFM - Portal de Serviços;
  2. Informe o seu CPF e UF (CE)
  3. Realize o seu cadastro, informando seu e-mail para receber a senha de acesso
  4. Preencha o formulário eletrônico de inscrição
  5. Fazer o upload da documentação solicitada
  6. Realize o agendamento do atendimento para coleta de Biometria e apresentação dos documentos;
  7. Compareça ao CREMEC no dia e horário agendado, portando a documentação necessária.


  • Observação: recomendamos que a coleta da Biometria seja realizada de forma antecipada à apresentação dos documentos para finalização da inscrição.
COMPARECER À SEDE OU À DELEGACIA REGIONAL COM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS

Documentos necessários:

  • Para brasileiros e estrangeiros:

- Comprovante ou Declaração de endereço em nome do profissional;

- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal (Acesse aqui);

- Comprovante de pagamento da anuidade e taxas;

- 01 foto 3×4.


  • Para brasileiros, acrescentar:

- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português), exigindo-se que o diploma tenha sido certificado pela representação diplomática brasileira no país onde foi emitido. Essa certificação consiste na apresentação do selo do consulado brasileiro no verso do Diploma ou apresentação da Apostila de Haia;

- Cópia e original de documento de identificação com foto, preferencialmente RG. Em caso de apresentação da CNH, portar outro documento que contenha a informação da naturalidade;

- Cópia do Certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação, para os profissionais do sexo masculino;

- Declaração de quitação do serviço militar original (apenas para sexo masculino) para fins de inscrição no CREMEC (documento emitido pela Região Militar). Esse documento deve ser emitido com data posterior à data da colação de grau. Informações adicionais podem ser obtidas na 10ª Região Militar do Exército, fones: (85) 3255-1716 / 1718;

- Certidão de quitação eleitoral emitida através do site do TRE (Acesse aqui).


  • Para estrangeiros, acrescentar:

- Original e cópia do documento de identificação expedido pela Polícia Federal do Brasil;

- Diploma de conclusão do curso de Medicina original e cópia, previamente revalidado e registrado em universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada (em caso de Diplomas expedidos em idiomas diferentes do Português).


  • O documento de identificação deve estar em bom estado de conservação e que possua foto que identifique plenamente o titular;
  • No caso de mudança de nome ou nacionalidade, deverá ser apresentada a certidão comprobatória.
  • O CRM poderá proceder a coleta de dados biométricos digitalmente, como fotos e assinaturas para emissão da Cédula de Identidade e outros formulários


Suporte ao Serviço

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:

  • Setor de Atendimento, através do e-mail: secretaria@cremec.org.br.

Telefones: (85) 3198.3714 ou 3198.3720



Quanto tempo leva?

  • O prazo médio previsto para liberação das informações sobre o registro em nosso site é de até 45 (quarenta e cinco) dias. O prazo prolongado deve-se ao fato de que é necessária a confirmação da revalidação do Diploma junto à Universidade brasileira, bem como a confirmação da colação de grau junto à Universidade estrangeira, portanto orientamos não assumir qualquer compromisso profissional antes da liberação de seu número de CREMEC;
  • O prazo médio previsto para liberação do CRM-Digital (Cédula de identidade Médica) é de 30 (trinta) dias na Sede (Fortaleza/CE) após a emissão do número, podendo ser excedido conforme a demanda;
  • A liberação da CPM - Carteira Profissional Médica e do Diploma fica condicionada à participação do médico na Solenidade.



Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/



Alertas e Observações

  • Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações até a entrega definitiva realizada após a participação do médico em Solenidade;
  • O registro do Diploma e a confecção do CRM Digital e da Carteira Profissional de Médico são realizados na Sede (Fortaleza/CE). Quando da realização da inscrição diretamente em uma de nossas Seccionais, os documentos emitidos pelo CREMEC serão devolvidos ao local de origem. Caso o médico deseje receber seus documentos em local diferente do qual foi realizada a inscrição, deverá indicar em formulário à parte. Nesses casos, os prazos para recebimento dos documentos sofrem variação decorrente do tempo necessário para a conclusão dos envios.