Início > Serviços > Emitir Carteira de Identidade Médica - CRM Digital

Serviços aos Médicos

Emitir Carteira de Identidade Médica - CRM Digital

Trata-se da solicitação de emissão ou reemissão da Cédula de Identidade do Médico - CIM

Última atualização em 14/05/24

O que é

O CRM Digital é a identidade, o documento nacional de identificação do médico no Brasil. Confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI). O CRM Digital é um cartão inteligente (smartcard) que possibilitará também ao médico inserir sua Certificação Digital.

Etapas para realização do serviço

Requerendo a 2ª via da Carteira Profissional


A solicitação poderá ser requerida através do Portal de Serviços:

Acesse o Portal de Serviços - Escolha a opção CÉDULA DE IDENTIDADE MÉDICA.


Documentos exigidos:

  • Primeira solicitação (Médicos veteranos): original e cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TRE) e comprovante de pagamento da taxa de expedição. O médico tem a opção de iniciar o atendimento pelo Portal de Serviços e gerar a taxa para pagamento, contudo a conclusão só ocorrerá quando comparecer presencialmente para a coleta da Biometria;
  • 2ª via do CRM Digital: cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TRE), Boletim de Ocorrência informando perda/roubo ou extravio do CRM Digital original e comprovante de pagamento da taxa de expedição. O CREMEC irá analisar o padrão da Biometria e,se for o caso, solicitar para que o médico compareça para atualização. Caso a Biometria já esteja no padrão adequado para a emissão do documento, a solicitação será aprovada sem a necessidade de comparecimento do médico ao CREMEC.


OBSERVAÇÃO:

  • Em caso de solicitações realizadas através do Portal de Serviços, o médico pode acompanhar o andamento pelo próprio Portal, inclusive para sanar as pendências que eventualmente forem apontadas.
  • Caso deseje, a solicitação poderá ser realizada unicamente de forma presencial, apresentando os documentos acima (Boletim de Ocorrência, Documento de Identificação e Título de Eleitor).


Agende aqui seu atendimento!

Quanto tempo leva?

O CRM Digital, após concluída a solicitação, estará disponível para retirada na SEDE em Fortaleza/CE no prazo médio de 30 dias.


OBSERVAÇÃO:

Se a solicitação foi realizada através de uma de nossas Seccionais, considerando que o documento pronto é enviado sempre à sede, para posteriormente ser remetido à Seccional, conforme rotina de envio de documentos, o prazo excederá os 30 dias.

A quem se aplica?

Aplica-se aos seguintes casos:

  • O médico já emitiu anteriormente o CRM Digital, mas ocorreu a perda/roubo ou extravio de seu documento original.
  • O médico veterano que deseja realizar a primeira solicitação de CRM Digital. 


OBS.: em caso de médico recém formado/recém inscrito, não há a necessidade de realizar a solicitação, pois o CRM Digital já será emitido como parte integrante dos documentos fornecidos pelo CREMEC quando de sua inscrição.

Suporte ao Serviço

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:

  • Setor de Atendimento, através do e-mail: secretaria@cremec.org.br.

Telefones: (85) 3198.3714 ou 3198.3720



Horário de Atendimento


  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/