Emitir Carteira de Identidade Médica - CRM Digital
Trata-se da solicitação de emissão ou reemissão da Cédula de Identidade do Médico - CIM
Última atualização em 14/05/24
O que é
O CRM Digital é a identidade, o documento nacional de identificação do médico no Brasil. Confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia (ITI). O CRM Digital é um cartão inteligente (smartcard) que possibilitará também ao médico inserir sua Certificação Digital.
Etapas para realização do serviço
Requerendo a 2ª via da Carteira Profissional
A solicitação poderá ser requerida através do Portal de Serviços:
Acesse o Portal de Serviços - Escolha a opção CÉDULA DE IDENTIDADE MÉDICA.
Documentos exigidos:
- Primeira solicitação (Médicos veteranos): original e cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TRE) e comprovante de pagamento da taxa de expedição. O médico tem a opção de iniciar o atendimento pelo Portal de Serviços e gerar a taxa para pagamento, contudo a conclusão só ocorrerá quando comparecer presencialmente para a coleta da Biometria;
- 2ª via do CRM Digital: cópia do RG ou CNH e do Título de Eleitor (emita aqui a Certidão do TRE), Boletim de Ocorrência informando perda/roubo ou extravio do CRM Digital original e comprovante de pagamento da taxa de expedição. O CREMEC irá analisar o padrão da Biometria e,se for o caso, solicitar para que o médico compareça para atualização. Caso a Biometria já esteja no padrão adequado para a emissão do documento, a solicitação será aprovada sem a necessidade de comparecimento do médico ao CREMEC.
OBSERVAÇÃO:
- Em caso de solicitações realizadas através do Portal de Serviços, o médico pode acompanhar o andamento pelo próprio Portal, inclusive para sanar as pendências que eventualmente forem apontadas.
- Caso deseje, a solicitação poderá ser realizada unicamente de forma presencial, apresentando os documentos acima (Boletim de Ocorrência, Documento de Identificação e Título de Eleitor).
Quanto tempo leva?
O CRM Digital, após concluída a solicitação, estará disponível para retirada na SEDE em Fortaleza/CE no prazo médio de 30 dias.
OBSERVAÇÃO:
Se a solicitação foi realizada através de uma de nossas Seccionais, considerando que o documento pronto é enviado sempre à sede, para posteriormente ser remetido à Seccional, conforme rotina de envio de documentos, o prazo excederá os 30 dias.
A quem se aplica?
Aplica-se aos seguintes casos:
- O médico já emitiu anteriormente o CRM Digital, mas ocorreu a perda/roubo ou extravio de seu documento original.
- O médico veterano que deseja realizar a primeira solicitação de CRM Digital.
OBS.: em caso de médico recém formado/recém inscrito, não há a necessidade de realizar a solicitação, pois o CRM Digital já será emitido como parte integrante dos documentos fornecidos pelo CREMEC quando de sua inscrição.
Suporte ao Serviço
Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:
- Setor de Atendimento, através do e-mail: secretaria@cremec.org.br.
Telefones: (85) 3198.3714 ou 3198.3720
Horário de Atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/