Inscrição Secundária
Serviço destinado aos médicos que pretendem inscrever-se no CREMEC, vindo de algum Estado da Federação, mantendo ativa a inscrição de origem.
Última atualização em 19/07/24
O que é?
Esta solicitação deve ser realizada quando o profissional, que possui inscrição PRINCIPAL em outro Conselho, pretende exercer a medicina no estado do Ceará, mantendo ativa a sua inscrição no CRM de origem.
Etapas para a realização deste serviço
Requerendo a secundária
O médico com Inscrição Principal em outro CRM poderá requerer sua inscrição secundária seguindo os seguintes passos:
SOLICITAÇÃO
- O médico deverá entrar em contato com o Conselho onde possui a Inscrição Principal e solicitar uma secundária para o Ceará.
EFETUAR O AGENDAMENTO PARA O ATENDIMENTO PRESENCIAL
- Após a confirmação do envio da secundária, acesse http://cremec2.reservio.com/, para agendar o atendimento presencial.
APENAS PARA MÉDICOS ORIUNDOS DO CRM-RJ
- Realizar a pré-inscrição on-line em https://sistemas.cfm.org.br/preinscricao/ce.
APRESENTAR DOCUMENTOS
- O médico deverá comparecer ao CREMEC no dia e horário agendados para realizar a efetivação da secundária, portando os seguintes documentos:
- Carteira Profissional de Médico (livreto verde);
- Diploma de graduação em Medicina (não deverá estar plastificado);
- Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) + documento que conste a naturalidade ou identidades profissionais válidas;
- CPF ou comprovante de situação cadastral disponibilizado no site da Receita Federal;
- Certidão de quitação eleitoral, que pode ser emitida através do seguinte link: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;
- Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI (no caso dos homens), emitido com data posterior à data de colação de grau, que pode ser obtido através do seguinte link: https://alistamento.eb.mil.br/lista-servicos;
- 01 foto 3x4 (colorida, fundo branco, padrão documento, sem óculos, boné e sem data);
- Certidão de casamento ou divórcio quando houver mudança de nome;
- Comprovante de endereço (caso não possua em seu nome, forneceremos uma declaração de endereço a ser preenchida no momento da inscrição);
- Título de Especialista ou Certificado de Residência Médica (caso pretenda se inscrever como especialista);
- Se formado no exterior: Diploma de conclusão do curso de medicina e a respectiva apostila de revalidação por uma Universidade brasileira autorizada pelo Ministério da Educação, com tradução juramentada. SE FOR ESTRANGEIRO, apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro – RNE, com validade atualizada, juntamente com o CPF.
OBSERVAÇÕES:
- Com exceção da Carteira Profissional, todos os documentos originais devem apresentados com suas respectivas cópias;
- Caso o diploma ainda não esteja pronto, apresentar cópia simples da Declaração ou Certidão de Colação de Grau, emitidos pela Instituição formadora, desde que o documento tenha sido expedido nos últimos 180 (cento e oitenta) dias, conforme a Resolução CFM nº 2290/2021;
- Se a inscrição em seu CRM de origem for do tipo PROVISÓRIA, será necessário apresentar uma cópia da Medida ou Decisão Judicial que autorizou sua inscrição.
Prazos
- Para médicos formados no Brasil: número de inscrição será liberado com até 02 dias úteis;
- Para médicos formados no Exterior: número de inscrição será liberado com até 45 dias, a depender das respostas aos pedidos de confirmações de autenticidade dos documentos expedidos pelas Instituições formadora e revalidadora.
OBSERVAÇÃO:
- Após concessão do número de inscrição, a Carteira Profissional, o Diploma e o CRM Digital serão liberados com até 20 dias úteis, para as inscrições realizadas na Sede, e o médico será comunicado via e-mail sobre a disponibilidade;
- Caso a inscrição tenha sido realizada em uma de nossas Seccionais, o prazo para a liberação da documentação poderá sofrer alteração devido aos trâmites de postagem e devolução.
Horário de Atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Registro de Pessoa Física através do e-mail pessoafisica@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3716 (08h às 18h).
Condições para deferimento do pedido
- Apresentar toda a documentação exigida;
- Efetuar o pagamento de todas as taxas.
Alertas e Observações
- Esta modalidade de inscrição só pode ser realizada de forma presencial, pelo médico ou um procurador nomeado por ele, que deve apresentar procuração pública registrada em cartório no ato da solicitação;
- No caso de diploma estrangeiro, a inscrição só será liberada após as confirmações da autenticidade do diploma, bem como sua revalidação;
- Alertamos que antes da entrega do diploma original para registro, sejam providenciadas cópias autenticadas do mesmo para possíveis apresentações durante esse período;
- O médico deverá apresentar-se no CREMEC para efetivação de sua Secundária dentro do prazo de validade do Certificado de Regularidade emitido pelo CRM de origem. Caso perca o prazo, deverá entrar em contato com seu CRM de origem para solicitar novamente o envio da Secundária para o CREMEC.