08 - Cancelamento de inscrição secundária
Procedimento pelo qual o profissional passa para a condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, ficando impedido de exercer a medicina nesta jurisdição.
Última atualização em 23/09/24
O que é?
- É quando o médico inscrito secundariamente no MA, com inscrição principal ativa em outro CRM, não pretende mais atuar no Maranhão;
- O cancelamento da inscrição é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional passa um profissional da condição de ATIVO para a condição de INATIVO, e assim, ficará isento do pagamento de anuidades ao CRM-MA, porém, legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico dentro do território maranhense;
- O número de registro ficará inativo, e poderá ser reativado mediante solicitação (em caso de dúvidas, consultar o serviço 03 - Inscrição Secundária ou Transferência no CRM-MA (médico vindo de outro estado).
Etapas para a realização deste serviço
MÉTODO 01: Solicitando diretamente através da Área do Médico
- Acesse a Área do Médico, clicando aqui;
- Caso não tenha uma senha ou tenha a esquecido, crie uma ou recupere-a;
- Após acessar a Área do Médico, localize a opção Cancelamento de Inscrição Secundária, no menu lateral esquerdo;
- Assim que a solicitação for atendida, um Ofício de Cancelamento será enviado para o seu endereço de e-mail, como forma de comprovação.
OBS: Utilizando este método, não será necessário preencher, imprimir ou enviar formulários. Todo o procedimento é realizado diretamente através do nosso site.
Metódo 02: enviando um formulário via Whatsapp ou e-mail
- Preencha o Requerimento de Serviços Diversos, assinalando a opção Cancelamento de Inscrição Secundária; CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REQUERIMENTO;
- Envie o formulário preenchido para o WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou para o endereço de e-mail: REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR;
- Assim que a solicitação for atendida, um Ofício de Cancelamento será enviado para o seu endereço de e-mail, como forma de comprovação.
OBS: O requerimento pode ser impresso ou preenchido diretamente pelo computador/celular.
Suporte ao serviço
- Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
- Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).
Tempo médio para atendimento
- Até 10 (dez) dias úteis, considerando que todas as pendências tenham sido resolvidas.
Condições para deferimento do pedido
- O médico deve possuir uma inscrição do tipo Secundária no CRM-MA. Caso a sua inscrição seja do tipo Principal, consulte o serviço "Transferência para outro estado";
- O médico deve estar quite com a Tesouraria do CRM;
- O médico não pode estar respondendo à sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Registro Médico para mais informações;
- O médico não pode fazer parte de empresa médica na condição de Diretor Técnico ou Corpo Clínico. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Empresas (EMPRESAS@CRMMA.ORG.BR) para mais informações.
Horário de atendimento
- PELO SITE, DE FORMA PRESENCIAL, VIA E-MAIL ou WHATSAPP: De segunda à sexta, de 8h às 17h.