Início > Serviços > 08 - Cancelamento de inscrição secundária

Serviços aos Médicos

08 - Cancelamento de inscrição secundária

Procedimento pelo qual o profissional passa para a condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, ficando impedido de exercer a medicina nesta jurisdição.

Última atualização em 23/09/24

O que é?

  • É quando o médico inscrito secundariamente no MA, com inscrição principal ativa em outro CRMnão pretende mais atuar no Maranhão;
  • O cancelamento da inscrição é o procedimento administrativo legal pelo qual o Conselho Regional passa um profissional da condição de ATIVO para a condição de INATIVO, e assim, ficará isento do pagamento de anuidades ao CRM-MA, porém, legalmente impossibilitado de exercer qualquer ato médico dentro do território maranhense;
  • O número de registro ficará inativo, e poderá ser reativado mediante solicitação (em caso de dúvidas, consultar o serviço 03 - Inscrição Secundária ou Transferência no CRM-MA (médico vindo de outro estado).

Etapas para a realização deste serviço


MÉTODO 01: Solicitando diretamente através da Área do Médico
  1. Acesse a Área do Médico, clicando aqui;
  2. Caso não tenha uma senha ou tenha a esquecido, crie uma ou recupere-a;
  3. Após acessar a Área do Médico, localize a opção Cancelamento de Inscrição Secundária, no menu lateral esquerdo;
  4. Assim que a solicitação for atendida, um Ofício de Cancelamento será enviado para o seu endereço de e-mail, como forma de comprovação.

OBS: Utilizando este método, não será necessário preencher, imprimir ou enviar formulários. Todo o procedimento é realizado diretamente através do nosso site.

Metódo 02: enviando um formulário via Whatsapp ou e-mail
  1. Preencha o Requerimento de Serviços Diversos, assinalando a opção Cancelamento de Inscrição SecundáriaCLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REQUERIMENTO;
  2. Envie o formulário preenchido para o WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou para o endereço de e-mail: REGISTROMEDICO@CRMMA.ORG.BR;
  3. Assim que a solicitação for atendida, um Ofício de Cancelamento será enviado para o seu endereço de e-mail, como forma de comprovação.

OBS: O requerimento pode ser impresso ou preenchido diretamente pelo computador/celular.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas ao procedimento acima, favor contatar com o Departamento de Registros de Pessoa Física do CRM-MA: WHATSAPP (98) 9-9172-5493 (toque para iniciar a conversa) ou registromedico@crmma.org.br);
  • Para suporte técnico ao sistema, favor contatar o Setor de T.I. do CRM-MA (ti@crmma.org.br).


Tempo médio para atendimento

  • Até 10 (dez) dias úteis, considerando que todas as pendências tenham sido resolvidas.


Condições para deferimento do pedido

  1. O médico deve possuir uma inscrição do tipo Secundária no CRM-MA. Caso a sua inscrição seja do tipo Principal, consulte o serviço "Transferência para outro estado";
  2. O médico deve estar quite com a Tesouraria do CRM;
  3. O médico não pode estar respondendo à sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Registro Médico para mais informações;
  4. O médico não pode fazer parte de empresa médica na condição de Diretor Técnico ou Corpo Clínico. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Empresas (EMPRESAS@CRMMA.ORG.BR) para mais informações.


Horário de atendimento

  • PELO SITE, DE FORMA PRESENCIAL, VIA E-MAIL ou WHATSAPP: De segunda à sexta, de 8h às 17h.