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Serviços aos Médicos

Certificado Digital em Nuvem

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRM-PE/CFM e emitido pela Autoridade Certificadora -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.

Clique abaixo para solicitar o Certificado

Última atualização em 10/07/24

O que é?

  • Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.





  • Vídeos tutoriais:
  1. O que é o VIDaaS
  2. Iniciando o VIDaaS
  3. Iniciando o VIDaaS Connect
  4. Assinando com o VIDaaS Connect

Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  • O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  • O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  • Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

O que preciso para obter o Certificado Digital ?

O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CRM) e atender os requisitos abaixo:

  1. Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  2. Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  3. Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses.
  4. Dados biométricos compatíveis.


ATENÇÃO:


  • Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão agendar atendimento pelo endereço http://agendamento.cremepe.org.br para solicitar emissão da Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
  • Caso os dados de biometria já armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no Cremepe.


Etapas para a realização deste serviço

Etapas para a realização deste serviço


Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM)

Acesse o Portal de Serviços

  1. e já for CADASTRADO
  2. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  3. Informe a UF;
  4. Coloque a senha;


  1. Se for seu PRIMEIRO ACESSO
  2. Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
  3. Digite seu CPF
  4. Digite o primeiro nome de sua mãe
  5. Selecione "não sou um robô"
  6. Clique em enviar
  7. O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao Cremepe.

SOLICITANDO O SEU CERTIFICADO DIGITAL - ICP-BRASIL

1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.



2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.



3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.


4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.


Horário de Atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas mediante agendamento prévio.

Suporte ao Serviço

  • Página principal do serviço onde podem ser tiradas todas as dúvidas https://certificadodigital.cfm.org.br/.
  • Caso ainda existam dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Atendimento do Cremepe pelo e-mail atendimento@cremepe.org.br.

Alertas e Observações

  • Tem que estar adimplente com o Cremepe.
  • O cadastro deve estar atualizado (biometria, endereço, telefone e e-mail).
  • Se ainda não tiver emitido o CRM Digital (inscrições anteriores a 2011) deverão agendar atendimento pelo endereço http://agendamento.cremepe.org.br para atualizar seus dados cadastrais e, assim, pedir o seu Certificado Digital do CFM.
  • Na solicitação pelo Portal de Serviços o tamanho máximo do arquivo que se refere ao Documento Comprobatório de Identificação para anexar é 3MB.