Certificado Digital em Nuvem
O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRM-PE/CFM e emitido pela Autoridade Certificadora -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.
Clique abaixo para solicitar o Certificado
Última atualização em 10/07/24
O que é?
- Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.
- Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.
- Perguntas Frequentes - FAQ sobre o Certificado Digital.
- Portal do VIDaaS (Como efetuar o download do VIDaaS ou VIDaaS Connect)
- Vídeos tutoriais:
Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?
- O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
- O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
- Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.
O que preciso para obter o Certificado Digital ?
O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CRM) e atender os requisitos abaixo:
- Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
- Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
- Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses.
- Dados biométricos compatíveis.
ATENÇÃO:
- Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão agendar atendimento pelo endereço http://agendamento.cremepe.org.br para solicitar emissão da Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
- Caso os dados de biometria já armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no Cremepe.
Etapas para a realização deste serviço
Etapas para a realização deste serviço
Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM)
Acesse o Portal de Serviços
- e já for CADASTRADO
- Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
- Informe a UF;
- Coloque a senha;
- Se for seu PRIMEIRO ACESSO
- Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
- Digite seu CPF
- Digite o primeiro nome de sua mãe
- Selecione "não sou um robô"
- Clique em enviar
- O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao Cremepe.
SOLICITANDO O SEU CERTIFICADO DIGITAL - ICP-BRASIL
1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.
2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.
3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.
4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.
Horário de Atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas mediante agendamento prévio.
Suporte ao Serviço
- Página principal do serviço onde podem ser tiradas todas as dúvidas https://certificadodigital.cfm.org.br/.
- Caso ainda existam dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Atendimento do Cremepe pelo e-mail atendimento@cremepe.org.br.
Alertas e Observações
- Tem que estar adimplente com o Cremepe.
- O cadastro deve estar atualizado (biometria, endereço, telefone e e-mail).
- Se ainda não tiver emitido o CRM Digital (inscrições anteriores a 2011) deverão agendar atendimento pelo endereço http://agendamento.cremepe.org.br para atualizar seus dados cadastrais e, assim, pedir o seu Certificado Digital do CFM.
- Na solicitação pelo Portal de Serviços o tamanho máximo do arquivo que se refere ao Documento Comprobatório de Identificação para anexar é 3MB.