Última atualização em 04/09/25
O que é ?
A regularidade do cadastro ou registro da empresa, instituição, entidade ou estabelecimento, Renovação do Certificado de Regularidade, é dada pelo certificado de registro, a ser requerido e expedido anualmente, no mês do vencimento, desde que não haja pendências no departamento de fiscalização do Conselho. (Resolução CFM nº 1.980/2011).
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda à sexta-feira, das 9:00 às 17:30 horas.
Quanto tempo leva?
Prazo para atendimento da solicitação é de 45 dias úteis, contados a partir do cumprimento de todas as exigências legais. Sendo detectadas irregularidades na documentação apresentada, o novo prazo terá início após a regularização e juntada de todos os documentos exigidos pela norma.
Alertas e Observações
ANTES DE SOLICITAR A RENOVAÇÃO
1. Atualizar o Corpo Clínico se necessário;
2. Incluir os Serviços e as Especialidades desenvolvidas;
3. Incluir os Chefe(s) Técnico(s) dos Serviço(s) e da(s) Especialidade(s) desenvolvidas.
4. Se no momento da análise da documentação houver alteração contratual que ainda não tenha sido apresentada ao CREMERJ, a renovação ficará pendente até o aguardo do cumprimento dos requisitos de regularização conforme instruções a seguir: Alteração contratual
· Os diretores técnico e clínico devem estar em dia com as suas anuidades;
· A empresa deve estar em dia com suas anuidades e taxas;
· Taxas e Anuidades.
Documentação Necessária digitalizada
Observação: Arquivos no formato PDF e tamanho máximo de arquivo para upload de 10MB.
EMPRESAS PRIVADAS:
- Alteração do documento de constituição do estabelecimento (contrato social, estatuto, ata de fundação, lei, decreto, portaria, outros), se houver;
- Alvará/Licença de funcionamento atualizado;
- Alvará da Vigilância Sanitária atualizado ou protocolo;
- Cartão de CNPJ atualizado.
Para Cooperativas:
- Comprovante de registro e regularidade junto à OCEB;
- Ata de Assembleia;
- Relação de cooperados devidamente assinada;
Clínicas para obtenção de CNH:
- Obrigatório diretor técnico da empresa médico com especialidade de Medicina de Tráfego registrada no CREMERJ.
EMPRESAS PÚBLICAS:
- Cartão do CNPJ;
- Alvará de funcionamento, se houver;
- Alvará da Vigilância Sanitária, se houver.
OBSERVAÇÃO: CASO O ESTABELECIMENTO TENHA INTERNAÇÃO, DEVE SER APRESENTADA AS SEGUINTES COMISSÕES:
- Comissão de Revisão de Óbito;
- Comissão de Prontuário;
- Comissão de Infecção Hospitalar;
- Núcleo do Segurança do Paciente;
- Para as empresas que possuem maternidade, apresentar a comissão de Assistência Perinatal (Resolução CREMERJ nº 298/2019)
- Para as empresas que possuem interanção psiquiátrica, apresentar a Comissão de Internação Psiquiátrica (Resolução CREMERJ nº 115/1997).
Etapas para a realização deste serviço
Acessar Portal de Serviço
1. Acesse o CRM VIRTUAL, Pessoa Jurídica;
2. Informe o número do CRM do diretor técnico;
3. Informe a UF;
4. Clica em "CONTINUAR";
5. Selecione o "Prestador";
6. Informe a senha;
7. Clica em "ENTRAR" ou "Primeiro Acesso";
8. Menu à esquerda;
9. Acesse a opção "Dados Gerais" e faça as atualizações se necessárias, inclusive, corpo clínico;
10. Acesse a opção: RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE REGULARIDADE.
11. Faça o upload dos documentos solicitados pelo sistema e acompanhe o andamento pelo CRM VIRTUAL até a finalização do processo.
1. OBS: SÓ SERÁ POSSÍVEL PASSAR PARA ETAPA n.º 8 SE JÁ TIVER CADASTRO. Caso não tenha, escolha a opção PRIMEIRO ACESSO e preencha as informações solicitadas. A senha para cadastro no sistema irá para o e-mail que consta no banco de dados do CREMERJ. Caso o e-mail esteja desatualizado, favor solicitar a atualização através do telefone/whatsapp: (21)3184-7050. A alteração do e-mail no CRM VIRTUAL só constará após 24h da atualização no banco de dados no CREMERJ.
Suporte ao Serviço
Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar a nossa Central de Relacionamento pelo telefone/whatsapp: (21) 3184-7050;