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Serviços aos Médicos

Carteira Profissional de Médico

É a emissão da Carteira Profissional de Médico - CPM, por motivo de furto, roubo ou extravio.

Última atualização em 29/08/23

O que é ?

Carteira Profissional de Médico (capa verde) instituída pela Lei n.º 3.268/57, artigos 18 e 19 e Decreto n.º 44.045/58, artigo 9, tem fé pública como documento de identidade, é de uso exclusivo dos Conselhos Regionais para fazer as anotações sobre o exercício da Medicina, tais como: transferências de um Estado para outro, cancelamento, falecimento, averbação de nome, registro de especialidade, vistos provisórios, elogios e votação em eleições dos Conselhos, etc.

Documentos necessários para atendimento do pedido

a) Preencher o requerimento (download), marcando a opção de 2ª via da Carteira Profissional de Médico;

b) Agendar Atendimento para Sede, se for o caso;

c) Documento de identificação com foto;

  1. Carteira de Identidade - RG. Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
  2. Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
  3. Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
  4. Passaporte;
  5. Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.


d) Comprovante de residência (últimos 90 dias);

f) Uma foto 3×4, caso compareça à Representação Regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;

g) Em caso de perda/roubo/extravio deverá apresentar o Boletim de Ocorrência;

h) Taxa de emissão de carteira (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).


Tempo médio para atendimento

  • A Carteira Profissional será entregue no prazo de até 30 dias.

Horário de atendimento

  • ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Alertas e observações

  • Para conclusão da solicitação será exigida a presença física do(a) médico(a) à sede do CREMEB, para coletar os dados biométricos no referido documento.
  • Caso não possua a carteira profissional por motivo de extravio ou roubo, deverá apresentar boletim de ocorrência.
  • Caso tenha alterado algum documento pessoal ou nome, deverá apresentar o respectivo documento em original, no momento do atendimento presencial, para as devidas atualizações.

Suporte ao serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;