Carteira Profissional de Médico
É a emissão da Carteira Profissional de Médico - CPM, por motivo de furto, roubo ou extravio.
Última atualização em 29/08/23
O que é ?
Carteira Profissional de Médico (capa verde) instituída pela Lei n.º 3.268/57, artigos 18 e 19 e Decreto n.º 44.045/58, artigo 9, tem fé pública como documento de identidade, é de uso exclusivo dos Conselhos Regionais para fazer as anotações sobre o exercício da Medicina, tais como: transferências de um Estado para outro, cancelamento, falecimento, averbação de nome, registro de especialidade, vistos provisórios, elogios e votação em eleições dos Conselhos, etc.
Documentos necessários para atendimento do pedido
a) Preencher o requerimento (download), marcando a opção de 2ª via da Carteira Profissional de Médico;
b) Agendar Atendimento para Sede, se for o caso;
c) Documento de identificação com foto;
- Carteira de Identidade - RG. Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
- Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
- Passaporte;
- Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
d) Comprovante de residência (últimos 90 dias);
f) Uma foto 3×4, caso compareça à Representação Regional. As fotografias devem ser recentes, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
g) Em caso de perda/roubo/extravio deverá apresentar o Boletim de Ocorrência;
h) Taxa de emissão de carteira (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).
Tempo médio para atendimento
- A Carteira Profissional será entregue no prazo de até 30 dias.
Horário de atendimento
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Alertas e observações
- Para conclusão da solicitação será exigida a presença física do(a) médico(a) à sede do CREMEB, para coletar os dados biométricos no referido documento.
- Caso não possua a carteira profissional por motivo de extravio ou roubo, deverá apresentar boletim de ocorrência.
- Caso tenha alterado algum documento pessoal ou nome, deverá apresentar o respectivo documento em original, no momento do atendimento presencial, para as devidas atualizações.
Suporte ao serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;