Secundária na Bahia
Registro concedido ao médico originário de outro estado e que pretenda manter sua inscrição no CRM de origem. Nesse caso, o médico estará obrigado ao pagamento das duas anuidades.
Última atualização em 30/07/24
O que é?
É quando o médico pretende se inscrever no CREMEB, mantendo sua inscrição no Conselho de origem.
Pode-se manter quantas inscrições secundárias for conveniente, no entanto, deverá pagar as anuidades em todos os CRMs onde tiver inscrição ativa, independente de estar exercendo a Medicina naquele estado, até que solicite o cancelamento das respectivas inscrições.
Etapas para a realização do serviço
- Solicitar ao CRM de origem o Certificado de Regularidade para fins de secundária (Resolução CFM n.º 2010/2013) ;
- Preencher o cadastro de pré-inscrição online, apenas para procedentes do CRM-RJ;
- Após receber a confirmação de envio da secundária para o CRM/BA, agendar atendimento para a sede ou comparecera uma Delegacia Regional.
Documentos Necessários (originais e cópias)
- Carteira Profissional de Médico (capa verde) expedida pelo CRM de origem;
- Diploma. Se formado no exterior o diploma deverá estar devidamente revalidado por uma universidade pública brasileira com tradução oficializada;
- Documento de identificação com foto;
- Se estrangeiro, Registro Nacional Migratório (RNM) com visto válido;
- Carteira de Identidade - RG;
- Carteira Nacional de Habilitação - CNH, juntamente com Certidão de Nascimento ou Casamento para comprovação da naturalidade;
- Carteira de Trabalho e Previdências Social - CTPS;
- Passaporte;
- Carteiras de outros órgãos fiscalizadores do exercício profissional.
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Título de Eleitor ou E-Título;
- Certidão de Quitação Eleitoral ou Certidão de Regularidade;
- Se homem, até 45 anos, deverá apresentar original da prova de regularidade na situação especial (MFDV) junto às Forças Armadas, nos termos das Leis 4.375/64, 12.336/2010 e Decreto 57.654/66.
Para Médicos Estrangeiros:
- Comprovante de Residência (últimos 90 dias) ou declaração de Residência;
- Uma foto 3×4 caso compareça à delegacia regional. A fotografia deve ser recente, de modo a garantir o perfeito reconhecimento fisionômico do portador, cuja imagem deve satisfazer os seguintes critérios: colorida, dimensão de 3×4 cm, fundo branco ou cinza-claro, visão completa da cabeça do portador, com a face centralizada, devendo ocupar mais de 50% da altura da fotografia. Rosto exibido de frente. Não poderá conter qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Além disso, a camisa não pode ser de cor e/ou de tonalidade clara (branco, bege, rosa claro, azul claro, amarelo claro, etc). Não serão aceitas fotografias em que o portador utilize óculos, bonés, gorros, chapéus ou qualquer item de vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça;
- No atendimento na sede, será realizada a coleta de dados biométricos digitalmente (foto, digitais e assinatura) para emissão da Cédula de Identidade, não podendo o(a) médico(a) comparecer com vestimentas na cor branca.
- Taxas para inscrição (boleto gerado mediante apresentação dos documentos).
Horário de atendimento
- ATENDIMENTO NA SEDE: De segunda a sexta-feira, de 8h às 16h;
- ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS REGIONAIS: Realizar o contato com a delegacia regional para agendamento do atendimento;
Quanto tempo leva?
- Na Sede: A inscrição e a entrega da Carteira Profissional e diploma são realizadas no mesmo dia.
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar o Setor de Pessoa Física pelo e-mail: pfisica@cremeb.org.br;