Cancelamento de Inscrição Principal
Solicitação de cancelamento de Inscrição Principal por motivo particular (não exercer a medicina, viagem ao exterior, aposentadoria e/ou doença incapacitante)
Última atualização em 14/01/21
O que é ?
- É o procedimento pelo qual o profissional passa à condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a medicina na jurisdição deste Estado.
Etapas para a realização deste serviço
Requerimento de Cancelamento de Inscrição.
- Acesse o CRMVirtual e preencha a solicitação (clique aqui),selecione o motivo do cancelamento;
- Gere requerimento para impressão;
- Imprima e assine o requerimento;
- Entregue o requerimento e a documentação exigida na sede do CRM ou nas delegacias ou envie pelos Correios.
Observações importantes
- O médico envolvido em Denúncia ou Processo ético-profissional somente poderá solicitar seu cancelamento após o arquivamento desse procedimento;
- O médico responsável Técnico e/ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, deverá solicitar seu desligamento da função antes da solicitação do cancelamento;
- Caso o médico possua inscrição secundária ativa em outros Regionais, deverá cancelar antes de solicitar o cancelamento da inscrição principal no CREMEC;
- A anuidade do ano corrente será cobrada de forma proporcional. O boleto será gerado apenas após o requerimento ser protocolado;
- É de extrema importância que o e-mail do médico cadastrado junto ao CREMEC esteja atualizado. Avisos acerca de pendências na solicitação, envio de boletos, disponibilidade da Carteira Profissional Médica para retirada e outros informes serão enviados por e-mail.
Documentação exigida
- O requerimento assinado;
- Carteira Profissional Médica (capa verde), no caso de extravio ou roubo do documento, o médico interessado deverá formalizar por escrito a comunicação ao CRM, em folha a parte;
- Documentação que comprove o motivo do cancelamento;
- Estar quite com as anuidades do CRM. No caso de possuir débito, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@cremec.org.br ou do telefone 3198.3709 (08h às 18h) para regularização.
Quanto tempo leva?
- O prazo médio para liberação das informações sobre o cancelamento em nosso site é de 30 (trinta) dias e quanto à liberação da Carteira Profissional Médica é de 35 (trinta e cinco) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
- Os prazos acima se aplicam nos casos em que o solicitante estiver em situação regular e sem pendências junto ao CREMEC quando fizer a solicitação;
- Informamos que as solicitações realizadas em nossas Delegacias transitam até a Sede do CRM através de malotes dos Correios, caso por algum motivo esse serviço seja prejudicado, os prazos acima poderão ser revistos.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
- ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
- ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/
Suporte ao Serviço
- Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Registro de Pessoa Física através do e-mail pessoafisica@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3716 (08h às 18h).