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Serviços aos Médicos

Cancelamento de Inscrição Principal

Solicitação de cancelamento de Inscrição Principal por motivo particular (não exercer a medicina, viagem ao exterior, aposentadoria e/ou doença incapacitante)

Última atualização em 04/03/24

O que é ?

  • É o procedimento pelo qual o profissional passa à condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a medicina na jurisdição deste Estado.

Etapas para a realização deste serviço

Requerimento de Cancelamento de Inscrição Principal

  1. Formular requerimento a próprio punho assinado ou solicitar requerimento padrão para assinatura;
  2. Enviar formulário, juntamente com documento comprobatório do motivo do cancelamento, para o e-mail: cremec@cremec.org.br;
  3. Aguardar demais orientações.



Observações importantes

  1. O médico responsável Técnico e/ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, deverá solicitar seu desligamento da função (clique aqui para saber como);
  2. O médico responsável pelo PCMSO de uma empresa deverá registrar sua saída através do nosso portal de serviços (clique aqui para saber como);
  3. Caso o médico possua inscrição secundária ativa em outros Regionais, deverá cancelar antes de solicitar o cancelamento da inscrição principal no CREMEC;
  4. A anuidade do ano corrente será cobrada de forma proporcional. O boleto será gerado apenas após o requerimento assinado ser protocolado;
  5. É de extrema importância que o e-mail do médico cadastrado junto ao CREMEC esteja atualizado. Avisos acerca de pendências na solicitação, envio de boletos, disponibilidade da Carteira Profissional Médica para retirada e outros informes serão enviados por e-mail.

Documentação exigida

  1. O requerimento assinado;
  2. Carteira Profissional Médica (capa verde), no caso de extravio ou roubo do documento, o médico interessado deverá formalizar por escrito a comunicação ao CRM, em folha a parte;
  3. Documentação que comprove o motivo do cancelamento;
  4. Estar quite com a anuidade do ano corrente. No caso de possuir outros débitos, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@cremec.org.br ou do telefone 3198.3709 (08h às 18h) para negociação.

Quanto tempo leva?

  1. Após a apresentação da documentação (requerimento e documento comprobatório), o pedido de cancelamento é enviado à sessão Plenária do CREMEC, sendo o prazo médio de 20 dias para homologação do cancelamento em nosso sistema;
  2. A Carteira Profissional Médica é liberada na SEDE do CREMEC em até 05 dias úteis após homologação do cancelamento;
  3. Os prazos acima se aplicam nos casos em que o solicitante estiver em situação regular e sem pendências junto ao CREMEC quando fizer a solicitação;
  4. Informamos que as solicitações realizadas em nossas Seccionais transitam até a Sede do CREMEC através de malotes dos Correios, aumentando os prazos para sua finalização.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.


O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Registro de Pessoa Física através do e-mail pessoafisica@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3716 (08h às 18h).