Cancelamento de Inscrição Principal
Solicitação de cancelamento de Inscrição Principal por motivo particular (não exercer a medicina, viagem ao exterior, aposentadoria e/ou doença incapacitante)
Última atualização em 13/05/24
O que é ?
- É o procedimento pelo qual o profissional passa à condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a medicina na jurisdição deste Estado.
Etapas para a realização deste serviço
Requerimento de Cancelamento de Inscrição Principal
- Preencher o requerimento de solicitação de Cancelamento de Inscrição Principal e assinar PREFERENCIALMENTE através de Certificação Digital;
- Enviar o requerimento, juntamente com documento comprobatório do motivo do cancelamento, para o e-mail: cremec@cremec.org.br;
- Aguardar demais orientações.
Observações importantes
- O médico responsável Técnico e/ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, deverá solicitar seu desligamento da função (clique aqui para saber como);
- O médico responsável pelo PCMSO de uma empresa deverá registrar sua saída através do nosso portal de serviços (clique aqui para saber como);
- Caso o médico possua inscrição secundária ativa em outros Regionais, deverá cancelar antes de solicitar o cancelamento da inscrição principal no CREMEC;
- A anuidade do ano corrente será cobrada de forma proporcional. O boleto será gerado apenas após o requerimento assinado ser protocolado;
- É de extrema importância que o e-mail do médico cadastrado junto ao CREMEC esteja atualizado. Avisos acerca de pendências na solicitação, envio de boletos, disponibilidade da Carteira Profissional Médica para retirada e outros informes serão enviados por e-mail.
Documentação exigida
- O requerimento assinado;
- Carteira Profissional Médica (capa verde), no caso de extravio ou roubo do documento, o médico interessado deverá formalizar por escrito a comunicação ao CRM, em folha a parte;
- Documentação que comprove o motivo do cancelamento;
- Estar quite com a anuidade do ano corrente. No caso de possuir outros débitos, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@cremec.org.br ou do telefone 3198.3709 (08h às 17h) para negociação.
Quanto tempo leva?
- Após a apresentação da documentação (requerimento e documento comprobatório), o pedido de cancelamento é enviado à sessão Plenária do CREMEC, sendo o prazo médio de 30 dias para homologação do cancelamento em nosso sistema;
- A Carteira Profissional Médica é liberada na SEDE do CREMEC em até 05 dias úteis após homologação do cancelamento;
- Os prazos acima se aplicam nos casos em que o solicitante estiver em situação regular e sem pendências junto ao CREMEC quando fizer a solicitação;
- Informamos que as solicitações realizadas em nossas Seccionais transitam até a Sede do CREMEC através de malotes dos Correios, aumentando os prazos para sua finalização.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/
Suporte ao Serviço
Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:
- Setor de Registro de Pessoa Física, através do e-mail: pessoafisica@cremec.org.br.
Telefone: (85) 3198.3700