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Serviços aos Médicos

Cancelamento de Inscrição Secundária

Solicitação de cancelamento de Inscrição Secundária por não exercer a medicina na UF.

Última atualização em 14/01/21

O que é?

  • É o procedimento pelo qual o profissional passa à condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a medicina na jurisdição deste estado.

Etapas para a realização deste serviço

Requerimento de Cancelamento de Inscrição

  1. Acesse o CRMVirtual e preencha a solicitação (clique aqui),selecione o motivo do cancelamento;
  2. Gere requerimento para impressão;
  3. Imprima e assine o requerimento;
  4. Entregue o requerimento e a documentação exigida na sede do CRM ou nas delegacias ou envie pelos Correios.

Documentação exigida

  1. O requerimento assinado;
  2. Carteira Profissional Médica (capa verde);
  3. Estar quite com as anuidades do CRM. No caso de possuir débito, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@cremec.org.br ou do telefone 3198.3709 (08h às 18h) para regularização.

Observações importantes

  1. O médico envolvido em Denúncia ou Processo ético-profissional somente poderá solicitar seu cancelamento após o arquivamento desse procedimento;
  2. O médico responsável Técnico e/ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, deverá solicitar seu desligamento da função antes da solicitação do cancelamento;
  3. A anuidade do ano corrente será cobrada de forma proporcional. O boleto será gerado apenas após o requerimento ser protocolado;
  4. É de extrema importância que o e-mail do médico cadastrado junto ao CREMEC esteja atualizado. Avisos acerca de pendências na solicitação, envio de boletos, disponibilidade da Carteira Profissional Médica para retirada e outros informes serão enviados por e-mail.

Quanto tempo leva?

  1. O prazo médio para liberação das informações sobre o cancelamento em nosso site é de 30 (trinta) dias e quanto à liberação da Carteira Profissional Médica é de 35 (trinta e cinco) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;
  2. Os prazos acima se aplicam nos casos em que o solicitante estiver em situação regular e sem pendências junto ao CREMEC quando fizer a solicitação;
  3. Informamos que as solicitações realizadas em nossas Delegacias transitam até a Sede do CRM através de malotes dos Correios, caso por algum motivo esse serviço seja prejudicado, os prazos acima poderão ser revistos.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.


O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Registro de Pessoa Física através do e-mail pessoafisica@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3716 (08h às 18h).