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Serviços aos Médicos

Cancelamento de Inscrição Secundária

Solicitação de cancelamento de Inscrição Secundária por não exercer a medicina na UF.

Última atualização em 13/05/24

O que é?

  • É o procedimento pelo qual o profissional passa à condição de inativo no cadastro do CRM, ou seja, fica isento do pagamento de anuidade a partir da aprovação do cancelamento, não podendo também exercer a medicina na jurisdição deste estado.

Etapas para a realização deste serviço

Requerimento de Cancelamento de Inscrição Secundária

  1. Preencher o requerimento de solicitação de Cancelamento de Inscrição Secundária e assinar PREFERENCIALMENTE através de Certificação Digital;
  2. Enviar formulário para o e-mail: cremec@cremec.org.br;
  3. Aguardar demais orientações.

Documentação exigida

  1. O requerimento assinado: formulário padrão emitido pelo CREMEC ou requerimento redigido a próprio punho;
  2. Carteira Profissional Médica (capa verde), no caso de extravio ou roubo do documento, o médico interessado deverá formalizar por escrito a comunicação ao CRM, em folha a parte;
  3. Estar quite com a anuidade do ano corrente. No caso de possuir outros débitos, entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@cremec.org.br ou do telefone 3198.3709 (08h às 17h) para negociação.

Observações importantes

  1. O médico responsável Técnico e/ou Diretor Clínico de um estabelecimento de saúde, deverá solicitar seu desligamento da função (clique aqui para saber como);
  2. O médico responsável pelo PCMSO de uma empresa deverá registrar sua saída através do nosso portal de serviços (clique aqui para saber como);
  3. A anuidade do ano corrente será cobrada de forma proporcional. O boleto será gerado apenas após o requerimento assinado ser protocolado;
  4. É de extrema importância que o e-mail do médico cadastrado junto ao CREMEC esteja atualizado. Avisos acerca de pendências na solicitação, envio de boletos, disponibilidade da Carteira Profissional Médica para retirada e outros informes serão enviados por e-mail.

Quanto tempo leva?

  1. Após a apresentação do requerimento assinado, o pedido de cancelamento é enviado à sessão Plenária do CREMEC, sendo o prazo médio de 30 dias para homologação do cancelamento em nosso sistema;
  2. A Carteira Profissional Médica é liberada na SEDE do CREMEC em até 05 dias úteis após homologação do cancelamento;
  3. Os prazos acima se aplicam nos casos em que o solicitante estiver em situação regular e sem pendências junto ao CREMEC quando fizer a solicitação;
  4. Informamos que as solicitações realizadas em nossas Seccionais transitam até a Sede do CREMEC através de malotes dos Correios, aumentando os prazos para sua finalização.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/



Suporte ao Serviço


Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:

  • Setor de Registro de Pessoa Física, através do e-mail: pessoafisica@cremec.org.br.

Telefone: (85) 3198.3700