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Serviços aos Médicos

Emissão Certificado Digital - Padrão ICP-Brasil - em nuvem

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRMUF/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.

Última atualização em 29/08/22

O que é ?

  • Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.


  • Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.

Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  • O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  • O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  • Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

O que preciso para obter o Certificado Digital?

O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CRM) e atender os requisitos abaixo:

  1. Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  2. Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  3. Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
  4. Dados biométricos compatíveis.

ATENÇÃO:

  • Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
  • Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.
  • O médico também poderá iniciar e finalizar a solicitação diretamente no CREMEC. Para isso, deverá agendar seu atendimento e comparecer, portando seu documento de identificação, preferencialmente CNH.


Link para agendamento do atendimento presencial: http://cremec2.reservio.com/

Etapas para a realização deste serviço

Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM

Acesse o CRM VIRTUAL

  1. Se já for CADASTRADO
  2. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  3. Informe a UF;
  4. Coloque a senha;
  1. Se for seu PRIMEIRO ACESSO
  2. Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
  3. Digite seu CPF
  4. Digite o primeiro nome de sua mãe
  5. Selecione "não sou um robô"
  6. Clique em enviar
  7. O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao CRM.


Solicitando o seu Certificado Digital - ICP-Brasil

1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.

2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.

3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.

4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE) : De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/

Tempo médio para o atendimento da solicitação

Após a solicitação do Certificado Digital, o médico deverá aguardar a aprovação de seu pedido, que tem prazo aproximado de 07 dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda.

Após aprovado, o médico receberá um e-mail para validação do Certificado.


OBS.: É importante que o médico sempre fique atento a sua caixa de spam, pois o e-mail para validação pode estar nela.

Suporte e dúvidas

Para dúvidas em relação a como obter o Certificado Digital, entrar em contato com o Setor de Registro de Pessoa Física do CREMEC através do telefone 3198.3716 ou e-mail pessoafisica@cremec.org.br.


Após instalado o Certificado, para dúvidas relacionadas à dificuldades técnicas e uso do Certificado, contatar o suporte Valid:

Regiões metropolitanas: 3004-3454

Demais localidades: 0800 725 4565


Acesse guia da Certificação Digital