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Serviços aos Médicos

Emissão Certificado Digital - Padrão ICP-Brasil - em nuvem

O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRMUF/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.

Última atualização em 13/05/24

O que é ?

  • Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.


  • Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.

Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?

  • O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
  • O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
  • Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.

O que preciso para obter o Certificado Digital?

O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CRM) e atender os requisitos abaixo:

  1. Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
  2. Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
  3. Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
  4. Dados biométricos compatíveis.

ATENÇÃO:

  • O nome do médico no CREMEC deve estar atualizado conforme consta no cadastro da Receita Federal. Caso tenha havido atualização do nome na Receita Federal, o médico deverá primeiramente solicitar também a sua atualização no CREMEC (Veja como); Caso tenha atualizado somente no CREMEC, deverá primeiramente procurar a Receita Federal para atualização.
  • Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
  • Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.
  • O médico também poderá iniciar e finalizar a solicitação diretamente no CREMEC. Para isso, deverá agendar seu atendimento e comparecer, portando seu documento de identificação, preferencialmente CNH.


Link para agendamento do atendimento presencial: http://cremec2.reservio.com/

Etapas para a realização deste serviço

Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM

Acesse o CRM VIRTUAL

  1. Se já for CADASTRADO
  2. Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
  3. Informe a UF;
  4. Coloque a senha;
  1. Se for seu PRIMEIRO ACESSO
  2. Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
  3. Digite seu CPF
  4. Digite o primeiro nome de sua mãe
  5. Selecione "não sou um robô"
  6. Clique em enviar
  7. O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao CRM.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

  • Para evitar a recusa de sua solicitação, certifique-se que o documento anexado corresponde ao seu documento de identificação e que esteja em bom estado de nitidez;
  • Caso anexe a CNH a partir de seu documento físico, retire-a do plástico e digitalize ela aberta, contendo o documento completo;
  • Caso anexe a CNH Digital, deverá ser encaminhada a versão PDF do documento, contendo o QR CODE para validação. Esta versão pode ser obtida no próprio aplicativo da CNH Digital;
  • Em caso de ser anexado o RG, deverão ser enviados a frente e o verso do documento.
Solicitando o seu Certificado Digital - ICP-Brasil

1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.

2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.

3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.

4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.

Horário de atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE), SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE) e SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/


Tempo médio para o atendimento da solicitação

  • Após a solicitação do Certificado Digital, o médico deverá aguardar a análise de seu pedido, que tem prazo aproximado de 15 dias para conclusão, podendo variar de acordo com a demanda do Setor de Registro de Pessoa Física;
  • Após análise e aprovação, o médico receberá um e-mail para validação do Certificado. Fique atento a caixa de spam de seu e-mail, pois a aprovação pode estar lá;
  • Caso a solicitação seja recusada, o médico será informado, através de e-mail, podendo então realizar nova solicitação a qual retornará para a fila de análise, portanto atenção ao anexar o documento de identificação;
  • O médico poderá acompanhar o deferimento/indeferimento da solicitação através do Portal de Serviços.



Suporte e dúvidas

Para dúvidas relacionadas à solicitação acima, contatar:

  • Setor de Atendimento, através do e-mail: secretaria@cremec.org.br.

Telefones: (85) 3198.3714 ou 3198.3720


Após instalado o Certificado, para dúvidas relacionadas à dificuldades técnicas e uso do Certificado, contatar o suporte Valid:

Atendimento Telefônico:

São Paulo, Capitais e Regiões Metropolitanas: (11)3004-3454

Demais localidades: 0800 725 4565

ESCOLHER A OPÇÃO 4, CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA O PROJETO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL DO CFM


Atendimento via chat (opção "Chat ao Vivo"):

Site: https://www.validcertificadora.com.br/