Emissão Certificado Digital - Padrão ICP-Brasil - em nuvem
O médico poderá solicitar a emissão de um Certificado Digital - padrão ICP-BRASIL em nuvem A3, tendo como Autoridade de Registro - AR CRMUF/CFM e emitido pela Autoridade Certificador -AC (VALID), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas.
Última atualização em 29/08/22
O que é ?
- Em uma iniciativa inédita, os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CRMs e CFM) passaram a oferecer gratuitamente a todos os médicos brasileiros o Certificado Digital do CFM em nuvem, registrado e no padrão ICP-Brasil. Com isso, todos os médicos que estiverem adimplentes no sistema conselhal poderão solicitar o certificado. A ferramenta é imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas, pode ser usada também no atendimento presencial.
- Conheça o Certificado Digital dos CRMs/CFM aqui.
Quais os principais benefícios oferecidos pelo Certificado Digital?
- O uso do certificado digital garante a sua identificação no mundo virtual, tornando possível a assinatura de documentos, com segurança, praticidade e validade legal.
- O documento assinado com a certificação digital tem sua validade automaticamente reconhecida, dispensando a necessidade de impressão e o deslocamento para cartórios, facilitando ainda seu armazenamento, envio e organização, visto que mantém-se exclusivamente no meio digital.
- Além do reconhecimento da assinatura, o certificado é um meio seguro de autenticação em sistemas, dispensando o uso de senhas que poderiam ser esquecidas ou roubadas.
O que preciso para obter o Certificado Digital?
O médico deverá acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviço online do CRM) e atender os requisitos abaixo:
- Estar regulamente inscrito e adimplente junto ao seu Conselho Regional;
- Possuir a CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
- Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
- Dados biométricos compatíveis.
ATENÇÃO:
- Os médicos que ainda possuem sua Cédula de Identidade Médica (CIM) em papel moeda deverão procurar seu Conselho Regional para emitir a Cédula de Identidade Médica (em cartão policarbonato com chip e digital). Nesse momento seus dados biográficos e biométricos serão atualizados. Em seguida, devem solicitar o Certificado Digital, apresentando um documento de identificação com foto.
- Caso os dados de biometria armazenados sejam incompatíveis com requisitos técnicos para emissão do CERTIFICADO DIGITAL, será necessário agendar a coleta dos novos dados no CRM.
- O médico também poderá iniciar e finalizar a solicitação diretamente no CREMEC. Para isso, deverá agendar seu atendimento e comparecer, portando seu documento de identificação, preferencialmente CNH.
Link para agendamento do atendimento presencial: http://cremec2.reservio.com/
Etapas para a realização deste serviço
Acessar o CRM VIRTUAL (Portal de Serviços Online do CRM
Acesse o CRM VIRTUAL
- Se já for CADASTRADO
- Informe o seu CPF ou n.º do CRM;
- Informe a UF;
- Coloque a senha;
- Se for seu PRIMEIRO ACESSO
- Informe o seu CRM. O sistema disponibilizará uma tela de confirmação.
- Digite seu CPF
- Digite o primeiro nome de sua mãe
- Selecione "não sou um robô"
- Clique em enviar
- O sistema irá enviar sua senha para o e-mail cadastrado em seu registro junto ao CRM.
Solicitando o seu Certificado Digital - ICP-Brasil
1. Selecione a opção: Certificado Digital e confira seus dados.
2. Verifique os seus dados de contato, especialmente seu e-mail.
3. Anexar documento comprobatório, preferencialmente a CNH.
4. Acompanhe o trâmite de sua solicitação - HISTÓRIO DA SOLICITAÇÃO.
Horário de atendimento
- PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
- ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
- ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE) : De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.
O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/
Tempo médio para o atendimento da solicitação
Após a solicitação do Certificado Digital, o médico deverá aguardar a aprovação de seu pedido, que tem prazo aproximado de 07 dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda.
Após aprovado, o médico receberá um e-mail para validação do Certificado.
OBS.: É importante que o médico sempre fique atento a sua caixa de spam, pois o e-mail para validação pode estar nela.
Suporte e dúvidas
Para dúvidas em relação a como obter o Certificado Digital, entrar em contato com o Setor de Registro de Pessoa Física do CREMEC através do telefone 3198.3716 ou e-mail pessoafisica@cremec.org.br.
Após instalado o Certificado, para dúvidas relacionadas à dificuldades técnicas e uso do Certificado, contatar o suporte Valid:
Regiões metropolitanas: 3004-3454
Demais localidades: 0800 725 4565