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Serviços aos Médicos

Transferência de Inscrição para Outro Estado

Concedido ao profissional que possui uma Inscrição Primária (Principal) ativa no Ceará e precisa trabalhar em outro Estado, inativando o CREMEC.

Última atualização em 08/11/22

O que é?

Esta solicitação deve ser realizada quando o profissional, que possui inscrição PRINCIPAL no CREMEC, pretende exercer a Medicina em outro estado, inativando a inscrição no CREMEC.

A situação da inscrição do médico no CREMEC será alterada para "transferido", ficando inativa e portanto não gerará mais débitos relacionados à anuidades.

Etapas para a realização deste serviço

  • O médico encaminha, através do e-mail cremec@cremec.org.br, a solicitação de Transferência para outro Estado, indicando nome, número do CREMEC e Estado de destino. Se desejar, o requerimento poderá ser realizado pessoalmente no CREMEC SEDE ou em uma de nossas Seccionais.


Condições para deferimento do pedido

  • O médico deve estar quite com a anuidade do ano corrente do CREMEC;
  • O médico não pode estar respondendo à sindicância, processo ético-profissional (PEP) ou cumprindo interdição ou suspensão plena. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Registro de Pessoa Física para mais informações;
  • O médico não pode fazer parte de empresa médica na condição de Diretor Técnico ou Corpo Clínico. Neste caso, entre em contato por telefone com o Setor de Registro de Pessoa Jurídica para mais informações;
  • Não pode haver pendência de apresentação do diploma, salvo se o prazo para apresentação de tal documento ainda não estiver esgotado.

OBS: O prazo para apresentação do diploma de graduação é de 180 dias, contados a partir do dia da primeira inscrição do médico em um Conselho de Medicina.

Quanto tempo leva?

  • Após a solicitação ser protocolada, o Certificado de Regularidade será remetido para o CRM de destino, dentro de até 05 dias úteis, desde que não existam pendências. Em período de inscrição de novos médicos, esse prazo poderá ser superior ao estipulado.


Alertas e Observações

  • Após o envio, o médico terá um prazo de 45 dias para comparecer ao CRM de destino escolhido. Alertamos que somente após o comparecimento do médico no CRM de destino é que a transferência é efetivada;
  • Caso o médico perca o prazo de comparecimento ao CRM de destino, deverá realizar a solicitação novamente, enviando novo requerimento com data atualizada;
  • O médico deve comparecer ao CRM de destino, independentemente de ter ou não inscrição naquele estado, esteja ela inativa ou não.
  • OBS.: O Certificado de Regularidade, por padrão tem validade de 45 dias, exceto nos casos de solicitações feitas no final do ano, onde o referido documento passa a ter validade limitada ao dia 31 de dezembro. Ex.: em uma solicitação feita no dia 20 de dezembro, o Certificado de Regularidade valerá apenas por 11 dias.

Horário de Atendimento

  • PORTAL DE SERVIÇOS: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • ATENDIMENTO NA SEDE (FORTALEZA/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DO CARIRI (JUAZEIRO DO NORTE/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 8:00 às 18:00 horas.
  • ATENDIMENTO NA SECCIONAL DA ZONA NORTE (SOBRAL/CE): De Segunda à Sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas.

O atendimento presencial na Sede, na Seccional do Cariri e na Seccional da Zona Norte deve ser agendado através do link: http://cremec2.reservio.com/


Suporte ao Serviço

  • Para dúvidas relacionadas à solicitação acima e/ou questões de registro médico, contatar o Setor de Registro de Pessoa Física através do e-mail pessoafisica@cremec.org.br ou do telefone (85) 3198.3716 (08h às 18h).